Você está aqui: Página Inicial / Disciplinas / Optativas

Optativas

ACESSO, USO E USUÁRIOS DA INFORMAÇÃO

Ementa: Teorias, termos e conceitos do campo de estudo de sistemas sociotécnicos. Sistemas digitais de informação, os grupos de atores (stakeholders) envolvidos no seu desenvolvimento, gestão e uso como objeto de pesquisa nesse quadro teórico. Comportamento informacional e esquemas de competências informacionais. comunidades de prática do acesso e uso da informação digital. Marcos regulatórios e legalistas em relação ao acesso e uso da informação digital de diferentes tipos.

 

CATÁLOGO BIBLIOGRÁFICO E ONTOLOGIA

Ementa: Modelos conceituais para estruturação de catálogos bibliográficos. FRBR – Functional Requirements for Bibliographic Records. Ontologia: conceito, característica e aplicação. Registros descritivos à luz da ontologia. 

 

FILOSOFIA DA LINGUAGEM E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

Ementa: Políticas e Regime de informação e dos processos de comunicação. Sociologia da informação e usos da informação. Teorias da linguagem em Ciência da informação. Filosofia da linguagem pragmática e Ciência da informação. Produção e Uso colaborativo da informação. Web pragmática e plataformas interativas virtuais da informação.

 

FORMAS DE REPRESENTAÇÃO DA INFORMAÇÃO: DO CATÁLOGO AOS REPOSITÓRIOS DIGITAIS

Ementa: Catálogos bibliográficos. Bibliotecas digitais. Repositórios institucionais. Metadados. Linked open data

 

GESTÃO DA INOVAÇÃO

Ementa: Teorias, conceitos, tipos, importância da inovação. Gestão integrada e sistêmica da inovação nas organizações públicas e privadas. Estratégias e métodos da Gestão da Inovação. Fontes de informação para a inovação. Sistemas nacionais de inovação. Planejamento, implantação e gestão do processo de inovação. Indicadores de inovação. Políticas públicas para inovação. Avaliação e desempenho da inovação. Conhecimento como fator de inovação. Gestão do conhecimento e aprendizagem nos ambientes de inovação organizacional. Inteligência Competitiva aplicada aos processos de inovação. A inovação como fator de competitividade.

 

GESTÃO DE PROCESSOS E PESSOAS POR COMPETÊNCIA

Ementa: Abordagem das competências. Estratégia e competência organizacional. Gestão de pessoas por competências. Modelagem de processos de trabalho. Métodos e técnicas para o mapeamento de competências. Desenvolvimento de competências. Avaliação de desempenho. Certificação de competências.

 

INDICADORES DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Ementa: Teorias e conceitos sobre bibliometria, cientometria, webmetria, altmetria. A bibliometria e os indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação. Fontes de informação para indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação. Indicadores bibliométricos de produção, citação, ligação, colaboração e internacionalização. Indicadores bibliométricos e os rankings de Universidades. Bibliometria para análise de patentes, inteligência competitiva e prospecção tecnológica. Ferramentas para análise bibliométrica automatizada.

 

MODELAGEM CONCEITUAL PARA RECURSOS INFORMACIONAIS DIGITAIS: REFLEXÕES PARA A CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

Ementa: Modelagem conceitual. Modelos conceituais para Ciência da Informação: FRBR. FRAD. FRSAD. DILAM. MoReq. CMAD. CRM. Representação da informação. Metadados. Recursos informacionais digitais.

 

REPRESENTAÇÃO E METADADOS EM AMBIENTES DIGITAIS

Ementa: Metadados. Padrões de metadados para projetos em ambientes digitais. Padrões de estrutura de metadados descritivos. Padrões de representação de conteúdo. Linguagens de marcação. Dados de autoridade. Bases teóricas linguísticas de F. Saussure e L. T. Hjelmslev.

 

REPRESENTAÇÃO TEMÁTICA EM CONTEXTOS INFORMACIONAIS CONTEMPORÂNEOS

Ementa: Teorias em organização do conhecimento. Temas e questões contemporâneas da organização da informação. Desenvolvimento científico e social das correntes teóricas do tratamento temático da informação. A importância teórica e prática das operações do tratamento temático da informação na organização da informação. Aspectos teóricos, práticos, normativos e pedagógicos da Indexação. Abordagens interdisciplinares da Indexação. Recuperação por assuntos em sistemas de informação. Acessibilidade temática na perspectiva de usuários e profissionais da informação na sociedade global.

 

TECNOLOGIAS SEMÂNTICAS

Ementa: Análise dos fundamentos e tecnologias de Representação de Informações. Caracterização da Web Semântica e novas abordagens de representação. Estudo dos conceitos, metodologias e ferramentas para o desenvolvimento de ontologias. Experimentação de aplicações baseadas em tecnologias semânticas e análise dos reflexos na área de Ciência da Informação.

 

« Novembro 2019 »
Novembro
DoSeTeQuQuSeSa
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930