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Projetos de Pesquisa

Linha 1: Conhecimento e Informação para Inovação

  • A busca e o ato de evitar a informação em saúde: comportamento informacional no contexto de duas controvérsias médicas que afetam as pacientes femininas

Resumo: O comportamento informacional em saúde tem surgido como uma importante área de investigação nos campos da Saúde e Ciência da Informação. O comportamento informacional engloba a busca ativa da informação (information seeking) em resposta a uma percebida necessidade de informação, que por sua vez, surge quando a pessoa percebe que falta a informação necessária para agir ou tomar uma decisão sobre um evento de vida ou trabalho. Mas o comportamento informacional pode também se referir a comportamentos de evitar a informação (information avoidance). No campo da Ciência da Informação, há uma predominância da literatura sobre o ato de evitar a informação em temas relacionados à saúde, justamente porque este tipo de informação possa ser sensível e suscitar uma reação emotiva na pessoa encontrando-a. Relacionado ao conceito de comportamento informacional em saúde é o letramento informacional em saúde (health information literacy), outro tema abordado na pesquisa. Há um consenso, recente em partes do mundo, e mais consolidado em outras, de que os pacientes devem participar ativamente nos processos da tomada de decisão compartilhada em questões relacionadas a sua própria saúde (LÉGARÉ; BROUILLETTE, 2009; SALKOVSKIS; REES, 2004). O comportamento informacional em saúde assim, desempenha um papel importante na gestão dos desafios de saúde pessoal. Isso é particularmente evidente no contexto da saúde da mulher (p.ex, RAMÍREZ, 2013; WATHEN; HARRIS, 2006; YEOMAN, 2010). A pesquisa objetiva analisar dois contextos de mulheres buscando ou evitando informação sobre a saúde da mulher em dois contextos em que há controvérsias: cesarianas e reposição hormonal, para averiguar se e como mulheres buscam ou evitam a informação nesses contextos. Em outubro de 2018, a OMS publicou dados demonstrando que Brasil está em segundo lugar no mundo para a realização de cesarianas, muitas dessas eletivas, apesar das recomendações dessa organização das melhoras práticas para profissionais de saúde. A questão da reposição hormonal é mundialmente rodeada de polêmica, e nesse ambiente de incerteza e controvérsia, mulheres-pacientes e profissionais de saúde se encontram diante da informação em saúde divergente, obrigadas a escolher quais fontes informacionais vão subsidiar suas decisões, quais não. Nesta pesquisa, em que o termo comportamento informacional é usado para descrever as maneiras multifacetadas pelas quais as mulheres interagem com as informações em saúde, à medida que buscam gerenciar a saúde pessoal durante esses momentos de transição de vida (SAVOLAINEN, 2007), uma abordagem epistemológica qualitativa, social-construtivista será adotada (principalmente para a análise dos resultados), que visa identificar práticas gerais de sensemaking com base nas quais as pessoas se orientam em suas vidas cotidianas e profissionais? (TALJA et al. 1999). Além disso, pressupostos fundamentais são baseados em noções construtivistas de criação de significado que incorporam uma visão de comportamento informacional que é ativa, orientada-a-processo, e um produto final que consiste não apenas em conhecimento, mas também em opinião, intuição, avaliação e resposta afetiva (CASE, 2007). Porém, os procedimentos metodológicos consistirão em métodos mistos, visando a triangulação dos dados qualitativos levantados com outros de caráter quantitativo.

 

  • Colaboração científica nacional e internacional dos programas de pós-graduação em Ciência da Informação

Resumo: Há um crescente interesse em estudos métricos sobre a colaboração científica na pós-graduação brasileira, visando compreender o processo de internacionalização das pesquisas científicas. Porém, parte significativa desses estudos é realizada a partir de bases de dados bibliográficas internacionais em nível macro, enquanto outros estudos limitam-se a um determinado Programa de Pós-Graduação (PPG), impossibilitando análises comparativas e o mapeamento das colaborações científicas nacionais e internacionais. O desenvolvimento de metodologias capazes de avaliar a colaboração científica institucional é um dos desafios dos pesquisadores nesse assunto. Além disso, também é desafiador o ato de verificar o seu impacto para o desenvolvimento da ciência e o grau do envolvimento dos pesquisadores nessas colaborações. Visando contribuir para os estudos métricos da ciência e para o avanço da Ciência da Informação no Brasil, o objetivo geral desta pesquisa compreende investigar a colaboração científica nacional e internacional dos PPG stricto sensu da Área de Ciências Sociais Aplicadas 1 Ciência da Informação do Brasil. Será utilizada uma abordagem quantitativa de natureza exploratória. A bibliometria e a análise de redes sociais serão utilizadas como técnicas de análise de informações. A Plataforma Lattes e a Base de dados Web of Science serão as fontes de informações. CONS NAC DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLOGICO - (Auxílio Financeiro)

 

  • Decolonialidade, Epistemologias emancipatórias, Ciência da informação nativa

Resumo: Alicerçado em teorias, conceitos e narrativas oriundas de diferentes áreas do saber, que se ocupam em compreender os fenômenos informacionais latinos que estiveram e ainda estão sujeitos a orientações colonizadoras no que diz respeito aos seus arranjos e usos, este projeto, arrisca aproximar leituras e autores decoloniais, ao campo de investigação da Ciência da informação brasileira, com o intuito de reforçar e emancipar sua base epistemológica, em orientação para uma continua construção de uma Ciência da informação nativa.

 

  • Gestão do conhecimento e da informação em organizações

Resumo: Este projeto compreende pesquisas e análises de como as organizações públicas ou privadas obtém e utilizam informações sobre seu ambiente organizacional, baseados em inteligência competitiva, monitoramento e prospecção de informações, com isso incorporando métodos e instrumentos da Gestão do conhecimento.

 

  • Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva em Organizações públicas e privadas: modelos, técnicas, ferramentas e os desafios de compartilhar e competir

Resumo: Esta proposta de pesquisa surgiu com o propósito de aprofundar a compreensão da Gestão do Conhecimento e da Inteligência Competitiva. Assim, seu objetivo é investigar a Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva envolvendo métodos, técnicas e ferramentas que auxiliem na geração, colaboração e uso do conhecimento individual e coletivo em ambientes organizacionais competitivos destacando os desafios advindos ao mesmo tempo de compartilhar e competir nesse contexto. CONS NAC DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLOGICO - (Auxílio Financeiro)

 

  • Indicadores de Ciência e Tecnologia

Resumo: Este projeto visa a pesquisa e desenvolvimento de indicadores de publicação científica e tecnológica para análise das mudanças ocorridas na C&T. Esses indicadores em geral baseados na quantificação de artigos científicos e de patentes, são classificados em indicadores de produção, citação e ligação e revelam aspectos sobre os resultados, impacto e conexões da atividade científica e tecnológica. São estudadas as fontes de informação para elaboração de indicadores, os procedimentos de tratamento de dados, as ferramentas empregadas em sua elaboração, as possibilidades de representações gráficas e as implicações e recomendações que podem ser extraídas de sua análise para subsídio ao planejamento de políticas públicas e tomada de decisões empresariais.

 

  • Não troco esta marca por nada!? a influência do greenwashing no amor à marca

Resumo: Como aumento do consumo a da atenção para os produtos verdes nas últimas décadas, as organizações passaram a promover a si mesmas, ou diretamente seus produtos e serviços como sendo verdes para carregar uma imagem social e ambientalmente correta e assim, atrair um segmento de consumidor que está em crescimento. Consequentemente, aumentou a disponibilidade desses produtos no varejo supermercadista. No entanto, grande parte dos produtos divulgados como verdes possuem algum elemento caracterizado como greenwashing (maquiagem verde). Sendo assim, o objetivo da presente pesquisa é avaliar a influência da prática do greenwashing sobre a marca e sobre o produto quando o consumidor percebe que existe tal prática. Sob este enfoque serão avaliadas as características dos produtos que possuem greenwashing no varejo, para assim identificar quais são percebidas pelos consumidores, e como isso influencia em sua confiança na marca e no produto da marca. Para a verificação do objetivo proposto, será realizada uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, por meio de um survey junto a uma amostra a ser definida e coletada por meio de formulário eletrônico e por meio de abordagem direta nas saídas de supermercados no Estado de São Paulo. Nestes dois tipos de abordagempara coleta de dados, espera-se avaliar se existe diferença nas respostas dos consumidores. Com os dados coletados, a análise será realizada utilizando a modelagem de equações estruturais por meio do software SmartPLS2.0 M3. Após o ajuste do modelo final gerado por meio da modelagem de equações estruturais, será proposto um modelo computacional de medida que incorpora técnicas de lógica fuzzy para diminuir a incidência de incerteza em processos de análises de decisão facilitando assim, a tomada de decisão. O sistema baseado em regras fuzzy permite manejar eficazmente as incertezas e variações dos dados, pois, mede as relações entre diversas variáveis, permitindo mensurar, analisar e interpretar o comportamento do consumidor e sua percepção ante o greewashing. A utilização da combinação destas duas metodologias, pode auxiliar na análise e determinação do grau de influência do greenwashing na marca, ajudando as empresas a realizar previsões futuras sobre o comportamento do consumidor para seus produtos, sobre suas estratégias de marketing. CONS NAC DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLOGICO - (Auxílio Financeiro)

 

  • Propriedade intelectual, plágio e a avaliação da qualidade das fontes de informação no contexto da competência informacional

Resumo: O fato que a informação pode circular livremente na sociedade é comumente considerado uma das características mais construtivas das sociedades democráticas e abertas. A penetração quase ubíqua das mídias sociais na maioria dos países coroa esta ideia da abertura sem limites virtuais e a concomitante crescimento da liberdade de expressão. Tem havido (por exemplo, nas obras do Manuel Castells) uma visão otimista das mídias sociais como tendo o poder de fortalecer a democracia. Por outro lado, não se pode negar que a onipresença hoje das mídias sociais e das TIC em geral para se realizar tarefas intelectuais cotidianas e trabalhos científicos e acadêmicos, tem suscitado fenômenos negativos, tais como a afinidade do usuário às chamadas câmeras de éco, a consequente compartilhamento de notícias e informações falsas (a desinformação), e, para o cumprimento de prazos para trabalhos científicos, a transgressão das leis que protegem os direitos autoriais, especificamente nos atos de cometer o crime de plágio. Em ambos os casos a disseminação e compartilhamento da desinformação e o plágio as intervenções que visem melhorar a competência em informação (ou iniciativas de information literacy, como tais intervenções são conhecidas em muitos países) podem ser uma paliativa. O profissional de informação usualmente fica à frente de tais iniciativas, que usualmente são voltadas para ensinar práticas - e refletir sobre - de como avaliar a qualidade da informação que as pessoas encontram online, usando critérios de qualidade comumente descritos na literatura da Ciência da Informação, tais como identificação da autoridade e credibilidade dos autores da informação; averiguando se os links à fonte funcionem; identificação da data e domínio da fonte; se a informação encontrada possa ser classificada como fato, opinião ou propaganda; e se procuram saber se o site que veicula a informação recebe algum patrocínio e de quem. Diante do exposto, os estudos realizados nesta proposta de pesquisa se voltam para os fenômenos da desinformação (e especificamente, as fake news) e o plágio na sociedade pós-verdade, e como combatê-los, a partir da ótica fornecido pelo aporte teórico da competência em informação (information literacy).

 

  • Relações interdisciplinares entre linguagem, informação e inovação

Resumo: As configurações sociotécnicas atuais, caracterizadas pela sua dinamicidade resultante do uso das tecnologias colaborativas da informação, demandam por matrizes cognitivas diferenciadas para sua análise e compreensão. Como resultado, tem havido uma reconfiguração nos modos de produção do conhecimento e da inovação, intensificados pela expansão das possibilidades de acesso à informação científica (ciência aberta) e aos dados de pesquisa. Neste contexto, identificamos que a Linguagem, os usos da linguagem, tornam-se um eixo determinante para conexão dos saberes e constituição destas redes. Deste modo, analisar a linguagem, a partir de uma perspectiva interdisciplinar, enquanto instrumento e recurso para os processos de inovação (mais especificamente no âmbito da Inovação aberta, se faz necessário. Nesta matriz interdisciplinar, identificamos a filosofia da linguagem pragmática que coloca o sujeito e suas relações sociais como o principal agente responsável pelo estabelecimento da significação de conceitos, a partir dos usos que este faz da linguagem, em suas ações de comunicação. Este ponto de partida sobre o entendimento da significação promove um impacto significativo no planejamento e no uso de sistemas automatizados e virtuais de organização e recuperação da informação abertos. Neste contexto, o objetivo geral desta proposta é o de intensificar e ampliar os estudos sobre esta Filosofia no campo da Ciência da informação. Em pesquisas anteriores foram identificados os interlocutores deste tema no contexto da Ciência da informação brasileira e também latino-americana (SALDANHA, GRACIOSO, 2014). Neste projeto, se propõe também, a avançar e ampliar o alcance desta agenda de pesquisa, no contexto português. As justificativas para tal recorte geográfico são especificamente duas: avançar com as pesquisas no contexto europeu; intensificar as práticas de pesquisa e cooperação internacionais firmadas a partir da assinatura do termo aditivo de cooperação internacional entre o Programa de Pós-Graduação e Ciência da Informação da UFSCar e o Programa de Pós-Graduação e Ciência da Informação do Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação da Universidade de Coimbra.  FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - (PROGRAMA DE PROFESSOR VISITANTE NO EXTERIOR – Auxílio financeiro)

 

  • Sociedade de risco e a transição para a sustentabilidade: a transferência da tecnologia da universidade para a sociedade visando a segurança alimentar e segurança no trabalho

Resumo: No cerne do discurso de sustentabilidade ambiental está a noção de participação e interação dos mais variados grupos de atores sociais encontrados em instituições públicas, empresas dos setores privados e de organizações não-governamentais. Implícita à promoção da participação ativa desses grupos, em prol da sustentabilidade ambiental, está a necessidade de intensificar a comunicação de informações entre os grupos distintos. A imprescindibilidade da informação para a sustentabilidade ambiental é tratada no Capítulo 40 da Agenda 21, intitulado Informação para a Tomada de Decisões. Ao mesmo tempo, sabe-se da natureza intrinsecamente intersetorial da problemática ambiental, o que, do ponto de vista científica, traduz-se na necessidade de adotar uma epistemologia essencialmente interdisciplinar para estudá-la. Nesse sentido, os Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia (ESCT), no campo Ciência, Tecnologia e Sociedade, provêm aportes teóricos relevantes para tais estudos. Este projeto de pesquisa foca duas dimensões da problemática ambiental no contexto da Sociedade de Risco, que por sua vez, enquadram o cotidiano de empresas particulares e instituições públicas: Segurança no trabalho e Nutrição Ambiental. Sabe se que as cadeias alimentares hoje englobam um complexo rede de atores: políticos, científicos, profissionais e de trabalhadores, mas que a dimensão política, num país como o Brasil, age com mais força. Nesse sentido, a proposta de inovar - em prol da fomentação de uma dieta ambientalmente sustentável no PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador) demanda a participação de diversos grupos de atores. Esta dimensão da pesquisa terá como principal norte, assim, compreender como a implementação do Guia Alimentar da População Brasileira pode contribuir para o desenvolvimento de organizações empresariais sustentáveis. De modo relacionado, estudamos o trabalho como ambiente de vida, no qual existem riscos que possam ser melhor gerenciados não por tecnologias prescritivas, normativas, mas por aquelas que reconhecem o ambiente de vida como uma agregação de grupos como gestores do corpo-si, fazendo escolhas que possam ser dramáticas no sentido ergológico do termo. Estas duas vertentes de pesquisa passam pela questão urgente de como se dá a mercantilização de patentes das inovações tecnológicas visando estes dois domínios, e geradas no âmbito da universidade, principalmente levando em consideração o marco legal de ciência, tecnologia e inovação.

 

  • Starteca: participação ativa da Biblioteca Universitária na constituição da Universidade Empreendedora

Resumo: Com a inclusão da terceira missão das universidades, pautada no apoio ao desenvolvimento econômico e social, o modelo de universidade empreendedora ganha ênfase. Sendo assim, esta pesquisa tem o intuito de compreender como a biblioteca universitária pode ser um instrumento para contribuir de forma ativa para a constituição da universidade empreendedora. O objetivo geral é propor a implantação de um espaço na biblioteca universitária que incentive o empreendedorismo e a inovação na academia. Para isso, se faz necessário refletir como as bibliotecas universitárias podem atuar, de forma a contribuir para esse novo modelo de universidade.

 

- Uso da Plataforma Lattes para análise da ciência e tecnologia

Resumo: A avaliação da produtividade científica é uma realidade das Instituições de Ensino Superior, e tem sido feita a partir de dados extraídos de bases de dados consolidadas mundialmente, especialmente da Web of Science. No Brasil, a Plataforma Lattes é uma fonte de informação que reúne um amplo conjunto de dados a respeito da atuação dos pesquisadores brasileiros. O presente projeto avalia o uso dos dados extraídos da Plataforma Lattes para a geração de indicadores bibliométricos, com ênfase na avaliação da produtividade científica de Instituições de Ensino Superior e Pesquisa.

 

Linha 2: Tecnologia, Informação e Representação

  • A Catalogação Descritiva nos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação no Brasil

Resumo: Na Ciência da Informação e na Biblioteconomia, uma de suas disciplinas, a Catalogação Descritiva, passa por um momento importante de reflexão, de (re) dimensionamento de sua identidade, e conta com a colaboração de profissionais de áreas afins, num processo de discussão inter e transdisciplinar. Configura-se como objeto dessa pesquisa a investigação das teses e das dissertações sobre o tema Catalogação Descritiva defendidas nos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCIs), no cenário brasileiro. No escopo dos trabalhos desenvolvidos indaga-se qual seria a trajetória teórica e epistemológica adotada pelos autores e instituições que desenvolveram/defenderam suas teses e dissertações em Catalogação Descritiva. Como objetivos esse estuda visa: a) identificar o conceito de Catalogação Descritiva nas pesquisas desenvolvidas; b) identificar a bibliografia utilizada em cada trabalho; c) identificar as redes de trabalhos citados; d) traçar a formação acadêmica dos autores; e) criar um glossário em Catalogação Descritiva mapeando e analisando os conceitos utilizados. Caracterizada por uma metodologia de análise exploratória e descritiva com a finalidade de subsidiar a discussão e desenvolver um corpus teórico para o tema Catalogação Descritiva no cenário brasileiro. Optou-se pela realização da Revisão Sistemática da Literatura como método de coleta de dados, complementada pela análise de domínio.

 

  • Análise do modelo de dados Simple Knowledge Organization System (SKOS): implicações teóricas e práticas no campo da Ciência da Informação

Resumo: No âmbito do tratamento, representação e organização de recursos informacionais os instrumentos e métodos utilizados sempre estiveram condicionados às tecnologias disponíveis, o constante desenvolvimento tecnológico e avanço exponencial na quantidade de informação em ambientes digitais vêm conduzindo a um estágio em que os modelos clássicos de organização e recuperação de informações precisam ser repensados sob novas perspectivas. Entre os novos instrumentos de representação o padrão Simple Knowledge Organization System - SKOS tem se destacado como um modelo de dados que possibilita representar a estrutura básica e conteúdo de Sistemas de Organização: tesauros, esquemas de classificação, listas de cabeçalho de assunto, taxonomias, entre outros tipos de vocabulários controlados. Publicar vocabulários em SKOS permite que recursos conceituais possam ser referenciados a partir de aplicações baseadas tecnologias que possibilitam explorar os aspectos semânticos dos conteúdos. O projeto proposto visa investigar a seguinte questão de pesquisa: em que medida as teorias e métodos identificados no campo da Ciência da Informação podem contribuir na construção de um arcabouço teórico a partir do qual seja possível analisar o modelo de dados SKOS e quais as implicações ocasionadas por este novo padrão de representação. Tal proposição vai ao encontro das necessidades crescentes de sistematização de fundamentos teóricos que possibilitem validar o desenvolvimento de novas tecnologias, favorecendo que os avanços tecnológicos possam ser devidamente sedimentados no campo teórico. CONS NAC DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLOGICO - (Auxílio Financeiro)

 

  • Aplicações de dados e metadados em contextos de ciência e inovação

Resumo: Aborda o desenvolvimento tecnológico e a realidade informacional ao discutir a dimensão tecnológica das atividades envolvidas nos processos de criação de dados e de registros de recursos informacionais voltados ao acesso à informação, à recuperação de recursos e à otimização dos processos de armazenamento e do reuso de dados no âmbito das áreas de aplicação da Ciência da Informação. Discute a Ciência da Informação, pelo viés da Organização e Representação da Informação em contextos de desenvolvimento científico e de inovação.

 

  • Criação de uma aplicação móvel para o modelo conceitual DILAM: sistema integrado para a representação da informação

Resumo: A expressiva quantidade de recursos informacionais, entre eles os imagéticos digitais, estão relacionadas as novas formas de comunicação da sociedade. Diante disso, procedimentos necessários para localização e recuperação são tarefas complicadas para o profissional e para o próprio usuário pela variedade de recursos a serem descritos. Da mesma forma, instituições com uma proposta de convergência para determinados tipos de acervo crescem visando a interoperabilidade sintática de registros. Visto a criação do modelo conceitual Digital Images for Libraries, Archives and Museums (DILAM), questiona-se a possibilidade de integração entre os contextos da Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia para uma aplicação em ambiente móvel (celulares ou tablets) que seja eficaz e eficiente em ambiente móvel para ser utilizada por todos? O objetivo geral da pesquisa é criar uma aplicação móvel com base no modelo conceitual DILAM, considerando a necessidade de um sistema integrado para representação e recuperação da informação. A pesquisa é classificada como teórico-aplicada e qualitativa, em relação aos objetivos de desenvolvimento, e exploratória pela realização de um levantamento bibliográfico de nível nacional e internacional. Espera-se que aplicação DILAM atinja um número irrestrito de centros de informação e profissionais que desejam sistemas mais eficientes para organização e representação, tornando-se mais hábil o processo de recuperação de imagens digitais. CONS NAC DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLOGICO - (Auxílio Financeiro)

 

  • Expandindo os horizontes Linked Data e Metadados: da curadoria à navegação na Web

Resumo: Com o advento da Web Semântica, novos horizontes expandiram as possibilidades de navegação do usuário no ambiente Web e com isso são exigidas estruturas cada vez mais complexas que abarcam desde o registro de coleta, passando pelo tratamento, representação, organização, controle, publicação e preservação dessas informações e ainda estruturar relacionamentos por meio de ligações de dados entre recursos. A preocupação para a curadoria desses dados, configura-se dentre os estudos da área de Ciência da Informação, bem como o estudo em arquivos, bibliotecas e museus. Nesse contexto, torna-se vital o relacionamento dos metadados para formas aplicáveis do Linked Data e da curadoria digital. A pesquisa é de natureza teórico-aplicado e qualitativa, e em relação ao método do trabalho, essa pesquisa é classificada como exploratória, e está em andamento conjunto ao Grupo de Pesquisa 'Dados e Metadados.

 

  • Habilidades e competências profissionais em ambientes Work 4.0

Resumo: Estuda as habilidades e as competências profissionais necessárias ao profissional do futuro com vistas à inovação e à ciência aberta. Apropria-se de referenciais teóricos, metodológicos e aplicados adotados na Organização do Conhecimento e dá ênfase às discussões teórico-conceituais e pragmáticas que envolvem a Ciência da Informação.

 

  •  Linguagem de indexação para bibliotecas na perspectiva da política de indexação

Resumo: A linguagem de indexação, como ferramenta de conversão, deve ser utilizada, tanto pelo indexador após a atribuição de conceitos extraídos do documento, quanto pelo usuário antes da atribuição de conceitos extraídos da necessidade de informação que orientará a estratégia de busca no catálogo. A linguagem de indexação, assim, cumpre a função de controle de vocabulário para o catalogador e deve cumprir a função de mediadora na recuperação por assuntos pelo usuário. Considerando-se a observação do problema de estruturação lógica e hierárquica da Linguagem de indexação UNESP, é importante o desenvolvimento de investigação sobre o processo de elaboração da estrutura lógica e hierárquica de linguagens de indexação na perspectiva de uma política de indexação com aplicação da metodologia de pesquisa-ação em que as ações são negociadas durante o desenvolvimento da pesquisa e para que se preveja a elaboração de um manual da linguagem de indexação com vistas à sua constante atualização e manutenção. Prevendo a necessidade de elaboração de um manual de elaboração, implantação, uso e avaliação de linguagem de indexação para bibliotecas universitárias propõe-se sistematizar uma proposta teórica e metodológica de elaboração de linguagem de indexação com e para bibliotecas com os objetivos de: elaboração de linguagens de indexação para bibliotecas obterem boa recuperação por assunto de seus catálogos on-line; fornecer subsídios teóricos e metodológicos para elaboração, implantação e avaliação de linguagens de indexação em ambientes de bibliotecas; e avaliar estratégias de intervenção metodológica mediante formação de equipes de elaboração, implantação e avaliação de linguagens de indexação em bibliotecas. O desenvolvimento da pesquisa consistirá de dimensão teórica e metodológica com estudo sobre linguagem de indexação e experiências de outras bibliotecas sobre elaboração, manutenção e uso de linguagem de indexação e estudo de avaliação comparada sobre as principais linguagens de indexação utilizadas por bibliotecas com análise de aspectos de configuração lógico-hierárquicas, semânticas e léxicas, na perspectiva teórica e normativa da área de Organização e Representação do Conhecimento em Ciência da Informação e aplicada de bibliotecas. Na dimensão aplicada o desenvolvimento da pesquisa, realizará coleta de dados com aplicação de questionário em amostra de bibliotecas universitárias para discussão da realidade de atuação profissional sobre a linguagem de indexação utilizada, experiências de elaboração, manutenção e uso de linguagem de indexação e avaliação de manuais de indexação, estudará a aplicabilidade softwares de elaboração e manutenção de linguagens de indexação e formará equipes de catalogadores das bibliotecas universitárias da UNESP para elaborar, implantar, usar e avaliar linguagem de indexação utilizando metodologia de pesquisa-ação. Com os resultados obtidos das dimensões teórico-metodológica e aplicada será elaborado manual de indexação contendo a sistematização da proposta de elaboração, implantação, uso e avaliação de linguagem de indexação para bibliotecas no contexto da política de indexação para o aprimoramento da indexação e recuperação da informação em catálogos online de bibliotecas.

 

  • Representação e recuperação por assunto em repositórios institucionais

Resumo: Busca-se contribuir com perspectivas teórico-metodológicas que favoreçam o estabelecimento das melhores práticas de organização do conhecimento no contexto dos repositórios institucionais, considerando a análise e a representação de assunto como componentes centrais das discussões. De modo específico, são consideradas as seguintes problemáticas: a) Situação e perspectivas futuras dos repositórios institucionais na perspectiva da Ciência da Informação, com atenção às práticas contemporâneas de representação temática da informação no contexto digital; B) Impacto e desafios do autoarquivamento para representação e recuperação por assuntos em repositórios institucionais; b) A qualidade do metadado assunto em repositórios institucionais, visando o aprimoramento do tratamento/da representação temática da informação documental e da recuperação por assuntos. Neste cenário, os esforços são direcionados à condução de estudos e práticas inovadoras para a representação e recuperação por assuntos em repositórios institucionais, em atenção às perspectivas contemporâneos introduzidas pelas humanidades e tecnologias digitais. CONS NAC DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLOGICO - (Auxílio Financeiro)

 

  • Viabilidade computacional dos modelos conceituais propostos para as instituições de patrimônio cultural

Resumo: Discutem-se estudos sobre os modelos conceituais desenvolvidos pela IFLA, ICOM e ICA e os processos de catalogação com o intuito de buscar respostas sobre como tais modelos tem sido estudados na Ciência da Informação, com vistas à viabilidade de aplicação dos modelos conceituais e dos dados vinculados. O objetivo da pesquisa é discutir os modelos conceituais à luz dos estudos desenvolvidos no Brasil. FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - (Programa Nacional de Pós-Doutorado/Capes - Auxílio Financeiro)

 

  • Visibilidade e acesso ao patrimônio cultural, curadoria da memória institucional e perspectivas da identidade cultural.

Resumo: Discute-se a aplicação de princípios e de conceitos da organização do conhecimento em instituições de patrimônio cultural de modo a propor a visibilidade e o acesso ao patrimônio cultural, a curadoria da memória institucional e a avaliação de perspectivas da identidade cultural por meio do desenvolvimento de referenciais teóricos e aplicados inerentes à Ciência da Informação.