Questões Frequentes
Sumário
1 - Uso de assinatura digital e assinatura eletrônica
ATENÇÃO: A assinatura digital não é o mesmo que assinatura digitalizada. A imagem digitalizada de uma assinatura feita no papel não tem validade jurídica e não é aceita pelo PPCI/UFSCar.
O PPGCI/UFSCar aceita documentos assinados com:
a) assinatura digital em conformidade com a regulamentação ICP Brasil, GOV.BR ou proveniente de acordos internacionais de reconhecimento mútuo, conforme Portaria ITI no 22, de 28 de setembro de 2023. O documento será aceito após a assinatura digital ser reconhecida como válida pela Plataforma Pública https://validar.iti.gov.br/. Não há restrição quanto à plataforma, pública ou privada, utilizada para gerar a assinatura digital, desde que esta seja reconhecida como válida pela Plataforma Pública https://assinador.iti.br/. Uma opção pública e gratuita para assinatura digital de documentos é o https://assinador.iti.br/.
b) assinatura eletrônica feita no Sistema SEI utilizado pela UFSCar e por boa parte da administração pública federal brasileira. O documento será aceito após a Conferência de Autenticidade de Documentos no site https://sei.ufscar.br/autenticacao, a partir do código verificador e do código CRC.
Estas recomendações estão em acordo com o Ofício-Circular no 4/2022/ProPG/UFSCar e orientadas no Despacho nº 1/2024/PPGCI/CECH.
Confira a orientação sobre o uso de assinatura digital e assinatura eletrônica pelo PPGCI/UFSCar (.pdf 109 KB)
2 - Esclarecimento sobre retirada de diplomas do PPGCI/UFSCar
Leia até o final.
A retirada é um passo seguinte à emissão do Diploma. O processo para Emissão de Diplomas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) da UFSCar está descrito aqui.
A situação da emissão do diploma pode ser consultada aqui. ATENÇÃO: o diploma é um documento em papel e depois de emitido leva cerca de 15 dias para estar disponível para retirada. Mas assim que o diploma foi emitido, o(a) egresso(a) pode por conta própria obter seu Certificado de Conclusão e Histórico Escolar via ProPGWeb.
O Diploma deve ser retirado PESSOALMENTE na Secretaria do PPGCI/UFSCar, após AGENDAMENTO. A disponibilidade do diploma para retirada pode ser consultada aqui. ATENÇÃO: só faça o agendamento após seu diploma estar disponível para retirada.
O agendamento para retirada do Diploma pode ser feito aqui.
Se o responsável pela retirada NÃO for o(a) egresso(a), será necessário informar seu nome e CPF no agendamento e providenciar uma procuração para o ato da retirada.
A retirada será feita na Secretaria do PPGCI/UFSCar.
Se o responsável pela retirada for o(a) egresso(a), será necessário:
- apresentar documento de identificação do(a) egresso(a) com foto, atualizado;
- enviar para ppgci@ufscar.br, no ato da retirada, o Comprovante de retirada de diploma, com assinatura digital do egresso, conforme este modelo. SUGESTÃO: traga o comprovante preenchido e assinado.
Se o responsável pela retirada NÃO for o(a) egresso(a), será necessário:
- apresentar documento de identificação do(a) responsável com foto, atualizado;
- enviar para ppgci@ufscar.br, no ato da retirada, o Comprovante de retirada de diploma, com assinatura digital do(a) responsável, conforme este modelo. SUGESTÃO: traga o comprovante preenchido e assinado.
- enviar para ppgci@ufscar.br, no ato da retirada, a Procuração para retirada de diploma, com assinatura digital do(a) EGRESSO, conforme este modelo. ATENÇÃO: providencie a procuração com antecedência.